sábado, 4 de outubro de 2008

arapuca de natal*

*o título é baseado em uma piada interna dos proprietários do blog. se não quiser se arriscar em saber o motivo insano que levou alguém a pensar em uma arapuca de natal, não me pergunte de onde surgiu. apenas ignore o título e siga em frente com a leitura.


esses dias estava andando na rua, e me deparei com um papai noel incrivelmente magro. ele é uma figura perfeita pra ilustrar a decadência do natal. hoje em dia, a partir do mês de outubro, no máximo novembro, todo mundo começa a preparação pro natal. começam a fazer cestas, comidas, ou qualquer outra coisa que possa ser vendida usando essa data tão especial como pretexto. e, com essa preocupação excessiva em vender, as pessoas se esquecem do verdadeiro significado do natal. "tio, tio, dexa eu responder! é celebrar o naiscimento do mininu jisuis?"

não! o verdadeiro sigificado do natal é comprar. tá, também é enganar as crianças inocentes com toda essa história de papai noel, jesus, estrela de belém e coisarada. mas, acima de tudo, comprar. não que as pessoas tenham deixado de comprar, claro. mas, nos meus bons e velhos tempos de criança, eram poucos os que vendiam algo nessa época. em compensação, todos compravam, e compravam presentes pra todo mundo. pai, mãe, filho, filha, irmãos, afilhados, sobrinhos, chefe.. até pros caras do caminhão de lixo sobrava alguma coisa.

mas as coisas mudaram. todo mundo ainda compra, mas normalmente só pros mais próximos. e as vendas, antes restritas a poucos privilegiados (grandes lojas, coca-cola - a velha lenda da cor da roupa do papai noel), agora são feitas por um número enorme de pessoas. aposto que você conhece alguém que, na época do natal, vende alguma coisa, ou tenta, de alguma maneira, lucrar em cima desse dia. meu pai, na loja dele, compra alguns produtos pra vender especialmente nessa época. não vou me assustar se, daqui há alguns dias, o cara do caminhão do lixo deixar, no lugar das sacolas, um panfleto mostrando todos os produtos natalinos que ele fez, utilizando garrafas pet, caixinhas tetra pak e latinhas de alumínio. e que está vendendo por um preço super-especial. enfim, resumindo: boa parte das pessoas, ao invés de se preocupar apenas em gastar, pensa em ganhar dinheiro. o espírito natalino foi perdido.

saudades dos velhos tempos.

2 comentários:

Bel disse...

Como já disse: "Totttaly hot" :D

Anônimo disse...

hahahaha muito boa a idéia e o texto, ronaldo, parabéns.